Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Condomínio - Prestação de Contas

Assembleia Ordinária.

Publicado por Giovane Oliveira
há 7 anos

PRESTAO DE CONTAS CONDOMNIO

Geralmente as contas do condomínio são apresentadas nos primeiros meses do ano, com a apresentação do balanço do ano anterior e o prospecto para o ano que recém começa.

Não existe segredo, basta que o sindico aliado aos seus conselheiros apresentem em assembleia ordinária, o que foi gasto, o que foi adquirido, os serviços pagos e ainda pendentes, o pagamento de funcionários, ou seja, tudo.

Tal, argumento tem sustento no artigo 1.350 do Código Civil, que segue:

Art. 1.350. Convocará o síndico, anualmente, reunião da assembleia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar o orçamento das despesas, as contribuições dos condôminos e a prestação de contas, e eventualmente eleger lhe o substituto e alterar o regimento interno.

Vale apenas mencionar que é saudável apresentar as contas logo no início do ano. Também, que as elas devem ser aprovadas em assembleia. Assim, não basta que o sindico apresente ao conselho fiscal, a alguns moradores ou qualquer outro órgão.

É o entendimento da 6ª Câmara de Direito Privado, do Tribunal de São Paulo, segue:

PRESTAÇÃO DE CONTAS - Condomínio - Sindico -Contas devem ser prestadas à Assembleia e não ao Conselho ou a qualquer outro órgão? Ausência de aprovação das contas em Assembleia - Necessidade de sua prestação - Sentença reformada - Apelo provido. (TJ-SP - APL: 994080536198 SP, Relator: Percival Nogueira, Data de Julgamento: 25/02/2010, 6ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 08/03/2010)

  • Sobre o autorProfessor e Advogado especialista em Direito Civil, Trabalhista e Imobiliário
  • Publicações27
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações109
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condominio-prestacao-de-contas/454088282

Informações relacionadas

Nathalia Mendes, Advogado
Notíciashá 8 anos

Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) - Lei nº 6938/81

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)